Blog


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/melcoprol.com.br/web/administrator/components/com_sppagebuilder/helpers/sppagebuilder.php on line 156

Óleo de coco e suas incríveis utilidades

O óleo de coco é classificado como um “superalimento”. Procurado pela sua versatilidade, principalmente na hora da dieta e pelas suas propriedades funcionais.
Tanto a fruta quanto seus derivados oferecem benefícios que o seu corpo precisa.

O Óleo de coco não sai de moda e há motivos para isto. O óleo é extraído a frio da carne do coco desidratada, um produto derivado de uma fruta tropical que se torna substituto de óleos, farinha e açúcares.

Aprenda agora como aproveitar o coco

- Leite De Coco: Conhecido na culinária brasileira, é produzido a partir da prensagem da polpa ou das amêndoas da fruta.
Leite de coco contém vitaminas, minerais e eletrólitos como: potássio, cálcio e cloreto. Além disso, é uma a alternativa para os intolerantes à lactose ou alérgicos ao leite animal. Utilizado também no mundo vegano e vegetariano, o leite de coco não contém soja ou glúten. Por fim, você pode produzir seu leite de coco no conforto da sua casa, pois é prático e de custo acessível.

- Açúcar De Coco: O açúcar de coco é extraído do fluido das flores da palma de coco ou da seiva líquida retirada do coqueiro. Veja as vantagens:
* Rico em vitaminas do complexo B
* Sem conservantes
* Não refinado
* 100% natural
O consumo dessa forma de açúcar também deve ser moderada.

- Farinha De Coco: As matérias primas da farinha de coco são: a polpa e a entrecasca do coco madura. Confira os benefícios:
* Alto teor em fibras (42%)
* Não é refinada
* Rica em potássio, ferro, magnésio, zinco e complexo B
Esta farinha participa da dieta de pessoas portadoras de doença celíaca e pode ser utilizada na produção de bolos, massas e pães. 

 

O óleo de coco e suas propriedades:

O óleo de coco extra virgem e prensado a frio é o óleo que melhor mantém as propriedades originais.
Rico em ácidos graxos de cadeia média, ou seja, são facilmente absorvidos e transformados em energia no fígado. Seu arsenal é composto por ácidos graxos:
Ácido Capróico, caprílico, cáprico, láurico, mirístico, palmítico, esteárico, oleico e Ômega 6 linoléico.

   

Tipos de óleo de coco:

- Extravirgem: Popularmente conhecido como: óleo de coco puro, natural ou virgem, pode ser obtido do coco seco ou fresco e não passa por processos químicos. Não contém aromatizante nem conservantes artificiais, esta é a forma mais adequado para consumo.
Dica: Conservar ao abrigo da luz, calor e umidade. Dê preferência para embalagens de vidro. Além disso, evite contato direto de colheres ou objetos no recipiente.  

- Refinado: passa pelo processo de produção utilizando produtos químicos que fazem com que ele perca algumas características naturais. Consuma moderadamente.

- Suplemento alimentar: As cápsulas de óleo de coco são produzidas a partir do óleo extra virgem, podendo ser ingeridas e não traz malefícios para o organismo.

 

Descubra as vantagens que o óleo de coco traz:

- Prepare Alimentos Com Segurança: O óleo de coco, além de versátil, possui as gorduras saturadas, que conservam a sua estrutura quando aquecidas a altas temperaturas.
Um excelente aliado para a dieta, este óleo pode acompanhar sua salada e substituir a margarina.

- O óleo de coco ajuda no colesterol bom?: Você já pensou quanto o nosso amigo do peito (coração) aguenta? São muitas emoções e batidas!
Como não vivemos sem o coração temos que encontrar formas de prevenir qualquer desequilíbrio na saúde cardiovascular. Uma das formas de prevenção é evitar o colesterol ruim (LDL).
O óleo de coco extra virgem é excelente para aumentar os níveis de colesterol HDL, que é conhecido como o colesterol “bom”. Agregue este óleo em sua dieta e sinta os benefícios.

Óleo de coco em cápsulas: Para quem tem a vida mais agitada ou sente desconforto com o sabor do óleo de coco.
Além de prático (pode levar aonde for), você poderá desfrutar de todos os benefícios do produto em uma cápsula.

 

Óleo de coco e estética:

- Cabelos mais sedosos – óleo de coco: O óleo de coco é rico em vitamina E, sendo assim é um poderoso hidratante para os fios. Pode ser utilizado para hidratação, umectação, finalizador de cachos e como reparador de pontas. Você pode optar por um cosmético a base de óleo de coco por ser prático.
Quer uma receitinha caseira?
Então vamos lá, com os ingredientes e instruções:
1. Em um recipiente de plástico ou vidro coloque:
* 2 colheres de sopa de uma máscara capilar de sua preferência
* 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem
Misture tudo e reserve.
2. Lave o cabelo com shampoo de sua preferência, em seguida separe seu cabelo por mechas e aplique a mistura. Deixe por 40 minutos e enxague.
Além de hidratar o seu cabelo, o óleo de coco ajuda no controle de caspas e oleosidade do couro cabeludo.

- Limpeza de pele Com óleo de Coco: Você utiliza maquiagem? O óleo de coco pode ser usado como demaquilante natural. Além disso, ele limpa e hidrata o seu rosto.

- Lábios Hidratados:  Existem pessoas que possuem mais sensibilidade nos lábios e com isso vivem rachados ou ressecados. O óleo de coco tem poder hidratante e vai deixá-los super macios.

- Óleo de coco e a saúde bucal: O óleo de coco pode promover a desintoxicação oral e dental. Quer fazer também seu creme dental de óleo de coco?
Então vamos lá, com os ingredientes e instruções:
1. Em um recipiente de plástico ou vidro coloque:
   * 1 colher de sobremesa - óleo de coco. 
   * 2 gotas de óleo essencial ( ex: óleo menta/óleo de laranja).
   * 1 colher de sobremesa de bicarbonato de sódio.
2. Misture tudo e faça a higiene bucal.
A medida pode ser ajustada de acordo com sua necessidade. Não armazenar.

Outras aplicações: Hidratação de pernas, cotovelos e braços.
Auxilia a reparar rachadura nos pés, basta aplicar uma camada pura de óleo de coco ou com hidratante nos calcanhares na hora de dormir.
Dica: Evitar se expor ao sol com o produto no corpo.
 

Concluindo:

O óleo de coco é um alimento maravilhoso e pode ser utilizados de diferentes formas. Seu consumo auxilia nos níveis de colesterol na manutenção da saúde. Adicione este excelente alimento e seus derivados na sua rotina e aproveite os benefícios que ele oferece tanto para a saúde quanto a estética. Você gostou do nosso guia sobre os benefícios do óleo de coco?

Aproveite a visita para assinar o nosso newsletter e receba mais dicas como esta, diretamente na sua caixa de e-mail. 


“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas.

As informações contidas aqui não se destinam a tratar, curar ou diagnosticar qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica, nunca desconsidere o seu médico. Não deixe de procurar por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Melcoprol."


REFERÊNCIAS:
www.realfarmacy.com/cold-truth-coconut-oil-10-facts-need-know/
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19437058tract
www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3226242/

 

 

 

 

 

 

melcoprol-logo-home.png
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

captcha 

© Copyright 2020 Grupo Melcoprol.