Blog

As consequências do fumo para a saúde

É de conhecimento geral que fumar faz mal para a saúde e até as próprias embalagens de cigarro possuem alertas obrigatórios sobre o que uso do produto pode causar ao usuário. Neste post destacamos a variedade de problemas causados por este vício desde mau hálito à doenças cardiovasculares.

No mundo, temos hoje mais de 1 bilhão de fumantes e mortes anuais de cerca de 8 milhões de pessoas, segundo a Organização Mundial da Saúde. O vício e a dependência do tabaco se dão por conta da nicotina, presente em diversos produtos além do cigarro como: charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarros eletrônicos entre outros.

Doenças causadas pelo cigarro
Só no Brasil, quase 430 pessoas morrem por dia pela dependência em nicotina. Os maiores causadores são as doenças cardíacas, doença pulmonar obstrutiva crônica e o câncer. A doença do tabagismo ajuda a desenvolver vários tipos de câncer no organismo câncer de bexiga; câncer de rim e ureter; câncer do colo do útero; câncer de fígado; câncer de esôfago; câncer nas cordas vocais; câncer de boca; câncer de pulmão, entre outros.

Além disso, contribui para o desenvolvimento de outros problemas como impotência sexual, infertilidade masculina e feminina, tuberculose, acidentes cerebrovasculares, ataques cardíacos, etc.

Fumantes são grupo de risco para a COVID-19?
Fumar enfraquece os sistemas de defesa do nosso corpo, o que deixa os fumantes vulneráveis para infecções por fungos, bactérias ou vírus. Além disso, não é raro que fumantes desenvolvam pneumonia, por exemplo, ou que o fumo comprometa sua capacidade pulmonar, criando mais chances para que tenham sintomas graves da COVID-19 caso a contraiam.

Fumar causa mau-hálito?
O hálito humano normalmente não tem cheiro, porém, existe uma anormalidade no hálito chamada halitose – nome científico para o mau-hálito – onde odores desagradáveis são liberados, dando um alerta que alguma coisa não vai bem no organismo.

O cigarro pode ajudar a desenvolver a halitose, isso principalmente por causa dos produtos da combustão do cigarro e a fumaça que agride a mucosa da boca, provocando descamação e consequente diminuição de saliva, deixando a boca seca e reduzindo a limpeza fisiológica do próprio organismo, o que aumenta a halitose.

Com isso, o ambiente fica propício para a proliferação de bactérias provenientes de restos de comida e células da língua, eliminando substâncias ricas em enxofre, ocasionando odores bem desagradáveis. Além disso, o cigarro possui por si só mais de 4 mil toxinas e mais da metade é derivada do enxofre.

Hoje, além de tratamentos para o vício no cigarro, também existem produtos - como sprays - para melhorar o odor causado pela halitose, evitando momentos constrangedores no convívio social diário.

Gostou de saber? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdo como este: @melcoprol no Instagram e @grupomelcoprol no Facebook. Aproveite a visita para assinar o nossa newsletter e receba mais conteúdo como este diretamente na sua caixa de e-mail.

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas. As informações contidas aqui não se destinam a tratar, curar ou diagnosticar qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica, nunca desconsidere o seu médico. Não deixe de procurar por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Melcoprol."

REFERÊNCIAS:

https://www.inca.gov.br/tabagismo
https://www.inca.gov.br/en/node/1472
https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/o-cigarro-e-a-boca-entrevista/
https://drauziovarella.uol.com.br/drogas-licitas-e-ilicitas/combinar-medicamentos-e-terapia-aumenta-chance-de-parar-de-fumar/
https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/4930.pdf

 

 

 

logo-melcoprol.svg
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

captcha 

© Copyright 2021 Grupo Melcoprol.